top of page

Filho pródigo


Voltar para a igreja, sair da igreja, relacionamento com Deus, pessoas desviadas

“Disse o pai: ‘Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu. Mas nós tínhamos que celebrar a volta deste seu irmão e alegrar-nos, porque ele estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado’ ”. (Lucas 15:31-32)


Olá queridos!

A parábola do filho pródigo é famosa por relatar a historia de um filho mais novo que pediu para que seu pai lhe desse a sua parte da herança pois ele iria sair por ai para viver da maneira que queria.

Ele pegou sua parte, saiu de casa e "torrou" tudo. No fim estava numa situação tão deplorável que pensou que poderia voltar para casa e pedir para que o pai desse pelo menos um lugar pra ele dentre os servos para que ele tivesse o que comer.

Ele volta, e surpreendemente o pai o recebe de braços aberto e imensamente feliz com o seu retorno, se esquecendo do que o levou a sair de casa.

O seu irmão ficou bem chateado com essa situação, pois na visão dele ele tinha ficado ao lado do pai esse tempo todo e nunca ganhou "nada"pra isso, ao contrario do irmão que saiu por ai com uma herança fora de época e sem olhar pra trás.


Ponto Crucial

Essa historia mostra de forma clara o amor de Deus por nós. Ele nunca deixa de nos amar, incondicionalmente, mas uma coisa é certa: Ele sempre irá respeitar as nossas escolhas, por mais que isso o deixe profundamente triste.

Deus nos ama incondicionalmente, mas Ele nunca irá amar o nosso pecado.


Irmão mais velho

O irmão que ficou com o pai o tempo todo, vê aquela situação como uma tremenda injustiça. Ora, o pai deveria repreender aquele filho, deveria castiga-lo, faze-lo pagar por ter abandonado tudo, gastado todo o dinheiro e ainda voltar naquele estado. Era uma ingratidão enorme! Enquanto que ele ficou lá e "não fez mais que a obrigação". Pode até fazer sentido, porém, não na ótica de Deus.

Deus esta mais interessado no seu retorno a Ele do que no seu passado.


Estamos vivendo dias difíceis, onde vemos muitas pessoas se perderem, simplesmente sair da casa do Pai com tudo o que o Senhor deu a eles e simplesmente viverem de prazeres momentâneos, de coisas que "todo mundo" está fazendo e etc...

Eu tenho pra mim, que essas pessoas, infelizmente, não tiveram uma experiência com o Senhor, de forma que pudessem desenvolver um relacionamento sólido com Ele. Essas pessoas, acabaram vivendo no raso, construiram uma casa na areia e o vento foi muito mais forte... Essas pessoas acabaram achando que aquela "herança" adiantada seria o suficiente para que tivessem uma vida plena, quando na verdade ela acaba (ou irá acabar) tão rapidamente que se sentirão da mesma forma que o irmão mais novo.

Acontece que Deus não queria que fosse dessa forma, Ele não quer que passemos por situações dificeis para só assim voltarmos para Ele. Ele quer que possamos escolhe-lo antes de qualquer coisa, pois Ele tem coisas maiores para nós.


Reviravolta

Na parábola, quando o irmão mais velho questiona o pai dizendo que ele estava lá esse tempo todo e nunca ganhou aquela "festa" toda, o pai, gentilmente, fala "Meu filho, você sempre esteve comigo e tudo o que tenho é seu" (versiculo 31). Dessa forma, vemos que o irmão mais velho, também não tinha um relacionamento profundo com o pai, ele ficou ali talvez por conveniência e não conseguiu enxergar o quanto era amado, o quando podia desfrutar de tantas coisas que eram suas por direito, o quanto podia ter uma vida plena se não enxergasse como se fosse uma obrigação.



Oração

Minha oração hoje é para que você possa realmente buscar um relacionamento profundo com Deus para que possa viver as coisas incríveis que estão a sua espera!


 
 
 

Comentários


bottom of page